FREIOS EM PERFEITAS CONDIÇÕES PRESERVAM VIDAS
Realizar manutenção periódica no sistema de freios é de extrema importância para preservar a vida de quem está dentro do carro e fora também.
O sistema de freios de um automóvel é composto pelo cilindro mestre, servofreio, pastilhas, discos, pinças, lonas, tambores, cilindros de roda, sapatas e acessórios, como reparos, flexíveis entre outros.
Você deve estar pensando: não faço idéia do que são essas peças e de quanto em quanto tempo é preciso revisá-las. Algumas impressões ao dirigir indicam ao motorista o momento de ''encostar'' o carro para uma verificação e possíveis reparos. Confira:
- Se a cada freada o pedal do freio vai até o fundo significa possível defeito no cilindro mestre. Isso representa grande risco e deve ser consertado imediatamente;
- Ruídos de ''ferro com ferro'' é sinal de que há peças desgastadas - lonas, pastilhas, discos;
- Quando, ao frear, uma ou mais rodas travarem com facilidade, indica que o sistema de freios está desregulado, apresenta vazamento ou está precisando de ajustes.
Mas você não vai esperar o freio falhar para consertá-lo, vai? Então, a cada 10.000 quilômetros verifique as condições de todos os componentes do sistema de freio. Se uma das peças estiver desgastada basta trocar por uma nova e tudo volta a funcionar bem.
Além disso, o motorista deve verificar quinzenalmente o nível do fluido do freio, pois se estiver abaixo da especificação significa que existe problema com os freios - desde um vazamento até o desgaste de lonas, pastilhas e outras peças.
Lembre-se: para manter o carro saudável é imprescindível fazer uma manutenção preventiva e com freio não se brinca.
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